quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS 1987 FRANK MILLER POR ROBSON GOMES

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS 1987
FRANK MILLER


A obra-prima de Frank Miller chamou a atenção para a indústria dos quadrinhos, revelando a viabilidade comercial de histórias adultas e com linguagem estética sofisticada, muitas vezes dialogando com a sétima arte.
Os quadrinhos são conservadoramente conhecidos como veículos difusores de ideologias, porém Miller flerta com a linguagem dos quadrinhos underground e marginais e usa de referências literárias e cinematográficas para fazer uma crítica à decadência da sociedade ocidental, especificamente, a norte-americana, sem deixar de ser conservador e ideológico.
A história tem tom niilista e apocalíptico, característico dos anos oitenta e representa na Gotham sombria o brado punk profético de “no future”. Além de questionar filosoficamente, os conceitos de heroísmo, justiça e sanidade, institucionalizando a mídia e desconstruindo as instituições estabelecidas.


Robson Gomes
Guitarrista e vocalista da banda BARBARELLA


P.S. Ainda me lembro de todos os momentos em que comprei cada uma das edições em '87, época em que havia bancas de jornal em todas as entrequadras de Ceilândia e com lançamentos simultâneos com todo o DF.

Nenhum comentário: