terça-feira, 25 de agosto de 2015

CABARET CERRADO CAPITAL

Um Ensaio sobre a Cultura Popular Urbana
O ensaio a seguir trata das relações morais construídas a partir de fatos históricos do Distrito Federal e do Centro-Oeste e do cotidiano do brasiliense, que se tornam folclóricos ao longo do tempo e constituem-se fatores essenciais que contribuem para a construção da identidade do DF.
Essas relações são determinadas por três eixos inter-relacionados: o primeiro eixo é representado pelo indivíduo, o homem, o ser humano habitante originário ou não da região; o segundo eixo é representado pelo espaço, o centro-oeste inóspito e selvagem e, sobretudo, o advento da cidade; e, o terceiro eixo, o tempo, que reúne os três e se configura como a dimensão da existência.
O humano, a cidade e o tempo são os pontos de partida para a construção da trilogia de canções da banda BARBARELLA que traduzem em versos a busca de uma identidade brasiliense. Cada parte da trilogia é composta por três canções que abordam cada eixo inter-relacionado: o eixo ser humano é composto por uma canção que fala de uma personagem, uma canção que fala do papel da capital e uma canção que situa a relação no tempo. Dessa forma, todos os eixos terão abordagens diferentes por intermédio de temas comuns.
Ao todo são nove canções que têm como tema Brasília, a Cidades-satélites, seus personagens e suas lendas, que são representadas, liricamente de forma enérgica, ácida e apaixonada, com uma linguagem contemporânea que incorpora influências de diversos estilos musicais pela banda na trilogia “Cabaret Cerrado Capital”, um ensaio sobre a cultura popular urbana do Distrito Federal.

ROBSON GOMES

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